quarta-feira, 2 de março de 2016

Muitas raças de porquinhos da índia



Quem pensaria?





Só mesmo quem faz criação e os muito apaixonados por porquinhos da índia para saber que existem várias raças deles. É que a gente tá mais acostumado com cães e gatos e nem fica pensando que um roedor como esse pode ter de tão diversos tipos. Pois é. São muitos os “modelos”. Em comum, a docilidade.

Bem, entre as muitas raças, tem o porquinho peruano, que é uma raça de pelos longos e lisos com uma roseta na testa e duas no dorso, além de topete e barba. Com essa descrição fica parecendo um bicho feio, mas não é.
O sheltie também tem pelos lisos, mas sem rosetas. O pelo da cabeça acompanha o restante do corpo, não formando franja. É uma raça considerada base para outras raças.
 A raça Alpaca (não é da família da lhama) tem pelo comprido e encaracolado, duas roseta e franja. Estão aparecendo agora no Brasil.
Os Merinos são originários do cruzamento de outras duas raças diferentes entre si, e o lunkarya teve origem na Suécia. Estão achando muito? Isto é um pequeno exemplo. Existem muito mais raças.
 Tem Angorá e Angorá com ramificações com outros nomes. Na turma dos porquinhos de pelo curto, estão, entre outras raças, o Inglês, de pelo liso e curto. É um tipo de pelo da raça original dos porquinhos.
 Abissinio é a mais antiga de todas as raças. Pelo curto, áspero, com redemoinhos ao longo do corpo. Muito ativo e desconfiado. Tem o peruano de pelo curto. Tem o Teddy Americano, o Coroado Inglês, o Teddy Suiço...E ainda tem raça sem pelo.
 Essas raças sem pelos tiveram a sua origem no final dos anos 70 em porquinhos criados em laboratórios. A ausência de pelos ocorre graças a uma mutação natural e não a manipulação genética.
Devido à ausência de pêlo tem mais chances de sofrer arranhões e são mais sensíveis ao sol e as mudanças de temperatura. Seu metabolismo é mais elevado porque precisam de mais energia para  manter a temperatura do corpo, por isso precisam ingerir uma quantidade maior de alimentos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário