domingo, 6 de março de 2016

Calar a voz do cão?

Cordectomia

Muitos donos de cães solicitam aos médicos veterinários a cordectomia com o objetivo silenciar seus cães por serem muito barulhentos.  Cordectomia é a cirurgia feita nas cordas vocais com o objetivo de licenciar. Os motivos para a procura desta cirurgia como tratamento comportamental são diversos. Mas ao serem questionados pelos veterinários sobre qual é o real motivo para realizar a cirurgia, as principais alegações dadas pelos donos é que já tentaram de tudo e nada funcionou, também que não aguentam mais o animal e se não fizerem a cirurgia vão dar o cachorro para outra família.

Os latidos são uma das formas dos cães se expressarem, porém eles sempre vêm acompanhados de posturas corporais e expressões faciais. E é a intensidade do latido junto com a expressão corporal que auxiliam na identificação do motivo dos latidos.
Independentemente da origem do latido, o fato é que eles fazem parte do comportamento e da comunicação natural dos cães. E
Esse tipo de intervenção com a intenção de tratar uma doença ou corrigir algum defeito congênito tem muitos fatores positivos, pois faz com que haja tanto melhora na qualidade de vida do animal, como também no seu bem-estar e na sua saúde. Sendo indicada principalmente para a retirada de tumores nas cordas vocais dos animais.
Ao mesmo tempo em que a ausência do latido, devido à cordectomia, é vista como um pró por alguns donos, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, as Ongs de proteção animal e o AgendaPet a veem como um fator extremamente negativo: pode gerar danos psicológicos, problemas de socialização e outros problemas comportamentais  ao animal devido à ausência de comunicação.
Sempre a melhor opção, tanto para humanos como para cães, é a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário