sexta-feira, 11 de março de 2016

Fim dos fogos de artifício?

Não é exagero!!!


Sempre pensei na questão, mas covardemente, fiquei só no pensamento. Julgado pela maioria das pessoas um “exagero” da minha parte. Mas não sou só eu que tem essa raiva de fogos de artifício. Um protetor de animais de Campinhas, o policial Rogério Dias, de Campinas, criou uma campanha para sugerir ao prefeito da cidade, a proibição do uso de fogos de artifício. O objetivo é alertar a população para sobre os problemas que os fogos podem trazer para os humanos e os animais.
O protetor/policial espera conseguir 7 mil assinaturas em um abaixo-assinado com a proposta que será encaminhado ao executivo. O documento destaca que a queima de fogos de artifício provoca a fuga, morte e o stresse dos animais domésticos e silvestres, podendo levá-los até a morte.  “O barulho dos fogos provoca pânico nos animais. Eles ficam agressivos, desmaiam, têm convulsões...Os bichos correm, fogem, se perdem de casa..”. Sabemos que podem até morrer atropelados também, além de causarem acidentes graves.
O documento lembra o acidente com dez carros na Rodovia Campinas-Monte Mor, que feriu nove pessoas, em 2014, após seis cavalos invadirem a pista, irem para cima dos carros, serem atropelados e mortos. Os animais fugiram de um recinto de festa em Hortolândia durante os fogos.
A petição lista outras cidades de São Paulo que adotaram o uso de fogos de artifício silenciosos. Em Campinas, alguns clubes já substituíram os fogos por luzes. “A proposta é que seja feita uma fiscalização e seja aplicada multa ao infrator, que seria revertida ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal”, disse o protetor. A campanha tem uma página no Facebook “Campinas não quer fogos de artifício”.
Em janeiro, Dias teve sua casa vandalizada e seus cachorros envenenados. Os animais foram salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário