segunda-feira, 13 de junho de 2016

Treinada para matar

A história de Betsy influencia um país

Betsy é uma lutadora. Mas ela não lutou com outros cães. Ela deveria, mas recusou, e sua pele ficou em frangalhos. No entanto, isso não a impediu de ser uma cachorra feliz e amorosa. Vê-la agora mostra o quanto ela é uma lutadora. Suas fotos são difíceis de ver, seu vídeo quase impossível de se assistir. O constante medo e dor que ela sofreu, deve ter sido angustiante. Mas ela não está vivendo no passado, ela se mudou para uma nova vida com milhares de pessoas torcendo por ela.


Depois de uma onda de ataques, pit bulls e cerca de três dezenas de outras raças foram proibidas em muitas partes da Alemanha. Entre um desses ataques mortais, estava de um pit bull a um estudante. O cão tinha sido treinado para lutar por um homem que foi condenado em numerosas acusações de roubo e rinha de cães.

Betsy é uma cadela pit Bull que foi treinada para lutar, Treinada por um homem. Um ser humano.  Colocada na rinha, Btsy não brigou e nem atacou o seu semelhante, mas, claro, foi atacada e quase morta. Teve sua pele toda rasgada e ficou realmente ferida de morte.  Mas sobreviveu, graças a pessoas do bem que a resgataram, trataram e dera a ela outra chance, outra vida, fazendo com que a lembrança da violência ficasse para trás.

Violência, afinal, é coisa de gente. Betsy passou muito tempo com medo e com dor. Acuada, como acontece com todos os animais que são cruelmente “atacados” por animais.  Não estou falando que todos os animais são mansos. Há índoles e perfis, personalidades.

Mas por causa de Betsy, Alemanha está reconsiderando sua posição sobre o que eles consideram cães perigosos. Pessoas inteligentes sabem que se deve punir a ação, e não a raça. Pit bulls não são naturalmente agressivos. Sim, eles são muito fortes e destrutivos, como qualquer grande raça pode ser, e qualquer cão que não é bem treinado ou é propositadamente treinado para lutar pode ser uma ameaça. Mas os cães não nascem com o desejo de prejudicar as pessoas.

É muito comovente conhecer sua história, mas sabendo que existem muitos outros cães passando pela mesma situação na qual ela passou nos faz desejar que através da consciência e da legislação racional, cães como Betsy tenham mais proteção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário