domingo, 21 de fevereiro de 2016

Caspa- um grande problema

Caspa eu?



Todo mundo tem pavor de caspa. Não faltam comerciais na mídia de produtos contra a caspa. De fato, é um horror mesmo. E o pior, não é propriedade apenas dos humanos. Os cães também podem ter. A caspa é uma moléstia que acomete eventualmente cães por todo o mundo. Para o melhor entendimento, a caspa canina é nada mais nada menos que uma descamação excessiva do couro cabeludo do animal, que se estende por todo o corpo do pet. O organismo elimina normalmente minúsculas partículas de pele velha, para que seja formada uma nova camada, porém não é perceptível. No caso da caspa, ocorre a descamação em excesso, soltando assim, partículas em flocos, se assemelhando a “flocos de neve”, podendo ser visualizada com facilidade no pelo do animal.

Os principais sinais clínicos que o animal apresenta quando é acometido por essa doença, são: Alopecia local ou generalizada; O animal apresenta coceira frequente;Ocorre o aparecimento de descamações assemelhando-se a flocos de neve seca ou oleosa; Normalmente ocorre ressecamento da pele;

 O diagnóstico deve ser feito por um profissional médico veterinário. Na maioria das vezes, ela é feita por um exame clínico a partir dos sinais apresentados pelo animal acometido. 
O tratamento da caspa em cães não é um tratamento complexo. É através de shampoos e pomadas especiais para tal função, indicadas por um médico veterinário. Em alguns casos, como dito anteriormente, a caspa pode ser decorrente de outras moléstias. O médico veterinário, primeiramente, foca no tratamento da causa primária da qual decorreu o aparecimento da caspa.
 A prevenção é um ponto primordial para evitar o aparecimento de caspas nos cães. Em muitos casos, o que mais influencia no aparecimento das caspas, é o manejo que o tutor emprega na criação dos seus pets. É de suma importância o banho do animal com shampoos e sabonetes próprios para cães.  Não é indicado que o banho do cão seja diário, pois o cão tem uma oleosidade natural em sua pele e, no caso do banho frequente, ocorre a remoção dessa proteção e consequentemente o ressecamento e o aparecimento da caspa. Não permita que seu cão entre em contato direto com produtos de limpeza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário