domingo, 21 de fevereiro de 2016

Sobre cárie em animais

A cárie nos animais
Entre os problemas orais que mais acometem os pets está a doença periodontal. Causada pelo acúmulo de tártaro, afeta as gengivas e causa mau hálito. Praticamente todos os cães acima de oito anos de idade sofrem com isso. As pessoas notam a doença apenas quando sentem o mau cheiro na boca, causado pela grande quantidade de tártaro e a gengiva que está sendo destruída. No entanto, o maior perigo da doença periodontal é a migração de micro-organismos para o sangue, que causa sérios danos em rins, fígado, articulações e pode até matar. 


A frequência da limpeza de tártaro depende de cada animal e raça. Alguns precisam fazer anualmente a partir dos três anos de idade, outros a cada três anos. O procedimento começa com anestesia geral, raspagem de todo tártaro e placa bacteriana. Depois é preciso deixar as raízes que ficaram expostas pela doença lisinhas, extrair os dentes comprometidos e fazer polimento.


Higienizar os dentes do animal e fazer a limpeza de tártaro garante que os dentes sejam mantidos durante a vida toda. Perder dentes não é normal, nem em seres humanos, nem em animais, quando ocorre é porque não foram limpos. O que pode ajudar são os biscoitinhos que prometem limpar os dentes, mas o especialista já avisa: “biscoitos ajudam, mas nada é melhor que escovar diariamente”. Claro que não é fácil escovar dentes de cães e gatos. Então é preciso “arrumar” um jeito. Segundo pesquisa, o cães são mais sujeitos à gengivite e os gatos às cáries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário