quinta-feira, 28 de abril de 2016

Dia Internacional do cão guia

Dia Internacional do Cão Guia

Esta semana tivemos muito o que comemorar mesmo. Comemoramos o Dia Mundial do Médico Veterinário e também o Dia Internacional do Cão guia, celebrado toda última quarta feira do mês de abril.


As raças mais comumente utilizadas para o nobre serviço são Pastor Alemão, Golden Retriever e a preferência nacional – o Labrador. Este favoritismo se dá porque o Pastor Alemão não é culturalmente muito aceito – assusta por ser um cão de guarda – e o Golden é muito apegado e sentimental (esclarecendo que o cão guia é “emprestado” para utilização,  logo não deve ter tendência a se deprimir caso separado do dono).

É preciso força, inteligência, memória e foco para ser um cãozinho candidato a cão guia. A seleção é quase um vestibular: os filhotes com perfil mais habilitado já são separados da “turma do fundão”. Após isto, é feito um treinamento em várias etapas até que o bichinho seja aprovado em todas elas para começar a trabalhar.

O aviso de “não me toque, estou trabalhando” afixada no cão deve ser levada muito a sério: caso contrário, ele pode se distrair e atrapalhar seriamente a locomoção daquele que precisa. É necessário também ter muito cuidado para não atravessar na frente do animal, pisar ou tropeçar nele.

A legislação brasileira evoluiu muito nos últimos anos em relação à aceitação do cão guia, mas não o suficiente. Em certos ambientes, como clubes, por exemplo, ainda há muita relutância quanto à permissão de sua entrada e ainda precisamos de muitas, mas muitas campanhas de conscientização da população que, em sua maioria, ainda fica insegura por acreditar ser proibido o trânsito de bichos em locais considerados inusitados e se sente desconfortável com a presença de um animal de grande porte em restaurantes e shoppings, por exemplo.

Infelizmente, um cão guia custa em média R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais), o que inclui o seu treinamento específico, veterinário e alimentação, sendo que, em regra, as Associações promotoras da causa apenas recebem valores oriundos de doações, o que dificulta a entrega célere do cãozinho a quem precisa.


É preciso saber mais sobre o cão guia para que não haja proibição da entrada deles e seus guiados em qualquer lugar. Informação sobre isto é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário