sábado, 9 de julho de 2016

Mercado pet não tem crise!

É um luxo!!!

Contrariando a redução de gastos proposta pela atual situação financeira do País, o luxo oferecido em serviços para animais de estimação tem crescido cada vez mais, tornando cães e gatos personagens principais em grandes festas de aniversário, com direito a decoração e alimentos criados com ingredientes especiais.  

Tendência no mundo pet, as festas chegam a custar R$ 300 e têm explorado novos produtos, desenvolvidos a partir de ingredientes naturais e orgânicos, sem o uso de corantes, conservantes e outros nocivos à saúde dos pets. Entre os produtos oferecidos, estão bolos em formato de ossos, cupcakes, almôndegas, esfihas, chocolates feitos de alfarroba e até cerveja canina.

Maura Massa, dona de um buffet pet emSorocaba (SP), realiza festas desde 2013, sendo muitas delas fora da cidade. Maura produz e transporta toda a decoração e alimentos para as festas, que costumam ser realizadas em petshops, clínicas veterinárias, casas e salões de festa.

Mas, segundo Maura, por causa da distância, os produtos por encomenda vêm sendo ainda mais procurados que o serviço completo. "Meu maior público está no Rio de Janeiro. Os cariocas costumam pedir bastante encomenda. E, como os produtos são perecíveis, costumo mandar por serviço de transporte expresso para que cheguem frescos", conta.
Com preços diversos, a proprietária do buffet costuma produzir todo o necessário para uma grande festa, como decoração específica, alimentos voltados para a dieta do pet e até convites e lembrancinhas. "Meus produtos são cobrados por quantidade, normalmente por dúzias. Uma dúzia de almôndegas, por exemplo, custa R$ 25. Também faço roupinhas, decoração de acordo com os gostos da pessoa e até as lembrancinhas. Então, como são coisas elaboradas e os ingredientes são sempre frescos, preciso de pelo menos quatro dias de antecedência para o envio", explica Maura.

As festas, cada vez mais comuns no Brasil, têm tornado a vida de animais de estimação mais felizes e luxuosas. Mas, para que tudo aconteça com segurança, os donos devem tomar alguns cuidados.

Além de alimentos especiais, devem ser levados em conta, por exemplo, o local da festa e a lista de convidados, como conta a veterinária Carolina Ferreira. "Devemos pensar, antes de tudo, no bem estar deles. O local pode ser aberto ou fechado, mas deve ser escolhido baseado na quantidade de convidados, com o devido cuidado para que não haja fuga. Outro detalhe importante para a segurança dos pets é verificar se há plantas que possam ser tóxicas, no caso de ingestão".

E, mesmo com a presença dos donos, é importante que os pets estejam habituados a estar com outros animais para que não haja conflito. "O tempo da festa não pode se estender muito para não causar estresse a eles. O ideial é que dure no máximo uma tarde, com um adestrador para fazer algum tipo de brincadeira com os pets, além de evitar levar fêmeas no cio", completa Carolina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário