quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Cuidado com a chuvarada!


Cuidado com a chuvarada!


Tanto quanto com o calor excessivo, devemos ter cuidado com os cães também na época de muita chuva, como agora. Quando os levamos para passear, os machos  costumam levantar a perna e fazer pipi em caules de arbustos, como é natural da espécie. Ao fazer isto, pode cair águas das folhas das plantas dentro do ouvido do cachorro, provocando a famosa e dolorosa otite. Poucas pessoas pensam nisto, mas acontece.
Alguns animais demonstram atitude agressiva quando você encosta nas suas orelhas e outros deixam de se alimentar devido à dor excessiva. 
Uma orelha saudável possui pouca cera e tem uma cor rosada, com pele fina, além de não ter odor. Quando o cachorro está com otite, a orelha acumula cera e sujeiras em quantidade maior, fica avermelhada e mais espessa com mau cheiro e secreções amareladas ou marrons.
Água no ouvido é uma das principais causas da otite.
Vento em excesso nas orelhas dos animais também são causas comuns. Se for fazer um passeio de carro, deixe a janela um pouco fechada para evitar que o cachorro fique exposto ao vento direto nos ouvidos. 
O tratamento pode ser feito com o uso de pomadas e cremes, aplicados no ouvido e/ou por meio de medicamentos administrados por via oral. Quando o caso está mais grave, a realização de uma lavagem otológica sob sedação, pelo médico veterinário, pode ser a melhor solução para eliminar as bactérias que estão causando a doença. Em casos crônicos, a intervenção cirúrgica é a solução, pois neste caso, o tímpano do cão já pode estar comprometido, e somente a cirurgia pode impedir que o pet fique surdo.
Se não tratada a tempo ou se o tratamento for realizado de maneira incorreta, a otite em cachorros leva o animal à surdez. Jamais use medicamentos por conta própria e saiba que uso inadequado dos mesmos pode acabar piorando o quadro da doença. Procure sempre um veterinário aos primeiros indícios da inflamação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário